This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Os benefícios da Carteira de Trabalho Digital para o empregador
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Agora, a novidade é sua versão digital, criada para proporcionar facilidades ao trabalhador, como a redução da burocracia e de custos.
Já para o empregador, a Carteira de Trabalho Digital traz outros benefícios e pontos de atenção:
- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente.
- Integração das bases de dados do Ministério da Economia.
- Unificação com o cadastro na Receita Federal. Assim, o número de CTPS deixa de existir, e o empregador poderá realizar os processos de admissão apenas com o CPF do trabalhador.
- Empresas que já usam o eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico, apenas cópia.
De acordo com o departamento pessoal da Siga:
“a expectativa é que a nova Carteira de Trabalho Digital reduza a burocracia e agilize os processos de admissão e demissão, além de facilitar o acesso às informações tanto pelo empregador quanto pelo empregado, ao dispensar o uso da caderneta de papel. Os benefícios são mútuos”.
E o que fazer com a velha carteira de papel?
Apesar da substituição pela CTPS Digital, a velha caderneta azul não deve ser descartada pois contratos anteriores ao início do eSocial podem haver divergências e, apesar de não ser necessária sua apresentação ao órgão para regularização, é importante manter este documento para fins de aposentadoria.
A versão digital da CTPS está disponível para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) mas, para usufruir da novidade, cada trabalhador terá de habilitar o documento no site do governo https://servicos.mte.gov.br/
O Ministério do Trabalho desenvolveu uma cartilha referente ao passo-a-passo de cadastramento no aplicativo e site. Clique aqui para acessá-la.
Com o início da obrigatoriedade da Carteira Digital, os órgãos deverão liberar novas portarias que alterarão os documentos obrigatórios para declarações como CAGED e SEFIP, no entanto não temos data prevista para estas atualizações, tendo em vista que as declarações assessórias listadas serão substituídas.
Categorias
Comentários
- José Morais Monteiro em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- GUARACY ANDRADE FERREIRA MENDES em Atenção para a Declaração de Imposto de Renda 2022
- JUVANIL CANDIDO DA CUNHA em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- Natalia Miranda em Sucessão empresarial: como e quando ocorre
- Clara Bittencourt em Sucessão empresarial: como e quando ocorre