This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Programa incentiva contratação de jovens e reduz impostos para empresas
O Governo Federal anunciou no dia 11 de novembro a Medida Provisória 905/2019 que cria o Programa Verde Amarelo, que visa a estimular a admissão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que nunca tiveram experiência formal de trabalho. O modelo de contratação será de 24 meses com ganho máximo de 1,5 salário mínimo por jovem. O objetivo do projeto é criar 1,8 milhão de empregos até 2022.
As empresas que aderirem ao Programa Verde Amarelo serão beneficiadas com a isenção do pagamento da contribuição previdenciária patronal, salário-educação e da contribuição social do Sistema S, o que pode representar até 34% de redução nos encargos trabalhistas.
Para o diretor da SIGA Contabilidade, Vitor Cassemiro, o Verde Amarelo representa um avanço para o país.
“Com o Programa Verde Amarelo, os jovens terão mais oportunidade de emprego, o que contribui para o crescimento profissional, aumento do poder de compra e, consequentemente, melhora economia brasileira. Já as empresas poderão contar com trabalhadores motivados e ainda reduzir custos com tributos”
Vantagens do Programa Verde Amarelo
As organizações poderão destinar até 20% do quadro de funcionários para o Programa Verde Amarelo a partir de 1º de janeiro de 2020, não sendo possível migrar um funcionário já admitido para o novo modelo. O prazo para contratação é 31 de dezembro de 2022, quando o Programa será encerrado.
A MP ainda reduz a alíquota do FGTS de 8% para 2%, e a multa, no caso das demissões sem justa causa, que atualmente é de 40%, será de 20%. Entretanto, os valores poderão ser negociados entre as partes antes da contratação, assim como aquisição de seguro privado para acidentes pessoais e pagamento adicional de periculosidade.
Impactos do Programa Verde Amarelo
De acordo com o Ministério da Economia, o projeto Verde Amarelo terá o custo de R$ 10 bilhões em cinco anos. Como forma de compensação, o governo incluiu a cobrança de 7,5% sobre o auxílio de seguro-desemprego, que por sua vez irá contar para o cálculo de aposentadoria do INSS. Com a medida, a previsão é arrecadar até R$ 12 bilhões no mesmo período.
Confira os principais pontos do Programa Verde Amarelo
- Início em 1º de janeiro de 2020;
- Previsão de 1,8 milhões empregos gerados até 2022;
- Voltado a jovens de 18 a 29 anos que nunca tiveram trabalho formal;
- Contrato Determinado de 24 meses;
- Proventos de até 1,5 salário mínimo;
- Garantia de férias e 13º;
- Isenção de até 25,8% em encargos trabalhistas para empresas participantes;
- Redução da alíquota do FGTS e multa rescisória.
Categorias
Comentários
- José Morais Monteiro em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- GUARACY ANDRADE FERREIRA MENDES em Atenção para a Declaração de Imposto de Renda 2022
- JUVANIL CANDIDO DA CUNHA em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- Natalia Miranda em Sucessão empresarial: como e quando ocorre
- Clara Bittencourt em Sucessão empresarial: como e quando ocorre